segunda-feira, 29 de março de 2010

Luto no Jornalismo


Considerado pela classe um dos maiores jornalistas brasileiros, Armando Nogueira morreu nesta segunda-feira, na cidade do Rio de Janeiro, aos 83 anos de idade. Segundo informações da Globo News, ele faleceu em casa, na Lagoa, vítima de um câncer no cérebro, diagnosticado em 2007. Armando foi o criador do Jornal Nacional e trabalhou grande parte de sua carreira na Rede Globo. Na emissora, ocupou o cargo de diretor da Central Globo de Jornalismo.

Armando Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, mas desde os 17 anos residia na capital fluminense. É formado em Direito, mas passou a trabalhar com Jornalismo desde 1950, quando conseguiu o emprego no jornal Diário Carioca. Permaneceu no jornal por 13 anos e ganhou destaque ao narrar, em primeira pessoa, o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, inimigo declarado do então presidente Getúlio Vargas.

Nogueira trabalhou também nos jornais Diário da Noite e Jornal do Brasil e na Rádio Bandeirantes, além das revistas Manchete e O Cruzeiro. Chegou à Rede Globo em 1966 e foi responsável por implementar o telejornalismo na emissora, quando ficou 25 anos a frente do Jornal Nacional e do Globo Repórter.

Contudo, durante muitos anos até encerrar a carreira, Nogueira passou a se dedicar ao jornalismo esportivo. Cobriu todas as Copas do Mundo a partir de 1954 e os Jogos Olímpicos desde 1980. Escreveu dez livros, todos sobre esportes. No final de sua carreira, trabalhou no Sportv e na rádio CBN
O Corpo do Jornalista está sendo velado no salão nobre do Maracanã, o enterro está marcado para está terça feira, o Governador Sergio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes decretaram luto por três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário