segunda-feira, 15 de março de 2010

Guerra dos Royalties: Para Duque, Ibsen quer ressuscitar carreira


O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) afirmou que a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que modifica os critérios de participação do Estado do Rio de Janeiro e seus respectivos municípios no fundo proveniente dos royalties do pré-sal e do pós-sal, é uma tentativa do parlamentar de ressuscitar a própria carreira política. Os royalties são indenizações pagas a Estados e Municípios produtores de petróleo pelas empresas exploradoras. Segundo Duque, o deputado é gaúcho e não tem nada haver com o que acontece no Rio de Janeiro.
“Eu confesso que não esperava isso. Não tem nada haver com ele (Ibsen Pinheiro), nem com o Estado dele, nem com o passado dele. A impressão que eu tenho é de que, como ele teve seu mandato cassado em situações muito complicadas há alguns anos, ele precisou ressuscitar e inventou esta história, essa emenda descabida que, se for levada a efeito, vai prejudicar o nosso Estado”, desabafou Duque.
Já o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani (PMDB), classificou a situação como grave, além de ser um atentado contra o Rio de Janeiro. Ele lembrou que a perda do ICMS já foi um grande golpe para o Estado.
Uma manifestação em defesa dos royalties vai ser realizada na próxima quarta-feira, às quatro horas da tarde, na Candelária, centro do Rio de Janeiro. A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, o governador do Rio, líderes municipais, parlamentares, representantes da sociedade civil vão marcar presença no ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário