segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Escolas adotam medidas para prevenir gripe na volta às aulas


Depois das férias prolongadas, alunos da rede municipal, estadual e particular do Rio de Janeiro voltam às aulas na manhã desta segunda-feira. De acordo com Jorge Dimuro, diretor do colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino da cidade, a escola fez adaptações por recomendação da Secretaria Estadual da Saúde.

O sistema de ar condicionado foi desligado, as janelas ficarão abertas, álcool gel foi disponibilizado nos banheiros e corredores e panfletos com informações sobre o vírus da gripe suína estão sendo entregues aos alunos. De acordo com o diretor, todos os professores foram orientados para tirar dúvidas dos alunos. Na unidade do colégio que fica no bairro do Engenho Novo, 1,6 mil pessoas estudam em três turnos.

Na rede estadual, haverá aulas em oito sábados a partir de setembro para repor os dias perdidos com o adiamento. A previsão é concluir o ano letivo em 22 de dezembro. Na rede municipal, as escolas têm autonomia para cumprir os 200 dias obrigatórios. Algumas instituições devem realizar aulas ao sábado, enquanto outras podem ampliar a carga horária semanal. Nos colégios particulares, as instituições devem promover aulas aos sábados, além de não fazer feriadões.

Com o objetivo de promover a prevenção ao vírus da gripe suína, o governo do Rio lançou dois centros móveis, que circulam pelas instituições de ensino das 9h às 17h. Nesta segunda-feira, os veículos visitarão 11 escolas municipais, em São Cristóvão e na zona sul da cidade. Ao longo da semana, outros colégios receberão os profissionais. Mais de 30 mil professores foram capacitados para orientar os alunos sobre a doença.

O governo dispõe de dois telefones para orientar a população sobre a gripe suína: o Tele Saúde, (21) 35234025, e o Disque Gripe, 0800 2810100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário