
Policiais civis invadiram nesta manhã uma escola municipal na região do Catumbi, zona norte do Rio de Janeiro, em busca de traficantes que teriam se escondido no local. A direção da Escola Municipal Estados Unidos, na rua Itaperu, dispensou os 1,2 mil alunos devido à operação e informou que não haverá aulas durante todo o dia.
Na operação, realizada nos morros da Coroa e da Mineira, quatro pessoas foram presas e uma foi detida. Entre os presos então Jorge Antonio Marques, foragido do sistema prisional, e Juan de Castro Lucas, 21 anos, conhecido como Gordo e considerado o "número 2" na hierarquia do tráfico de drogas nos morros da Mineira e da Coroa.
De acordo com o delegado Pedro Medina, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a polícia tentava localizar a quadrilha que realizou, na semana passada, um arrastão no túnel Santa Bárbara. Também havia a denúncia da existência de um paiol no alto do morro e de que bandidos estavam escondidos na escola municipal, que foi cercada.
Cerca de 100 policiais contaram com o apoio de dois helicópteros e um veículo blindado, o caveirão, na busca pelos suspeitos. Um dos helicópteros fez buscas na região da mata. Houve um intenso tiroteio no início da operação. Participaram da ação a Core, a Delegacia de Combate às Drogas (Decod) e a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis.
Foram apreendidos um fuzil de caça, uma metralhadora israelense e duas pistolas 9 mm. Em uma das casas, policiais encontraram duas araras e jóias. A polícia vai aguardar a chegada do dono da residência para ouvi-lo sobre a procedência das jóias, pois suspeita que elas tenham sido roubadas no arrastão ocorrido no túnel Santa Bárbara.
Arrastão
Na última terça-feira, a pista sentido Catumbi do túnel Santa Bárbara ficou fechada por 20 minutos, depois que ladrões atravessaram um carro na pista e roubaram quatro vítimas. Não houve feridos na ação.
Os homens entraram pela pista sentido zona sul, entraram no by pass (passagem de emergência que liga as pistas), deixaram o veículo na contramão para parar o tráfego e roubar motoristas que vinham sentido centro.
A polícia confirmou que nove carros foram abandonados no túnel durante o assalto.