quarta-feira, 30 de junho de 2010

TSE suspende condenação e Garotinho poderá concorrer nas eleições‏


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, em caráter liminar, a decisão que tornou inelegível por três anos o ex-governador Anthony Garotinho. Assim, Garotinho poderá se inscrever para disputar as próximas eleições. O mérito do recurso da defesa ainda será julgado, portanto a decisão do ministro Marcelo Ribeiro tem caráter provisório. Segundo Ribeiro, “o recurso é plausível”, já que existe controvérsia sobre o mérito da ação, uma vez que as supostas irregularidades cometidas por Garotinho ocorreram antes da sanção da nova Lei de Inelegibilidade, aprovada este ano pelo Congresso.
Garotinho pretende se candidatar ao governo do Estado pelo PR, cuja convenção acontece nesta quarta-feira. Já o prazo para a inscrição de candidaturas termina no próximo dia 5 de julho. Contudo, a decisão não atinge os outros condenados no processo, como a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho.
A suposta irregularidade foi a entrevista de Rosinha concedida a Garotinho em uma rádio de Campos durante a campanha pela Prefeitura de Campos, em 2008. Porém, Garotinho se defendeu informando que todos os demais candidatos, com exceção de um (que foi convidado), também foram entrevistados. Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber ficaram inelegíveis pelo mesmo motivo. Viana foi beneficiado, segundo o TRE, pelo grupo de comunicação Folha da Manhã, de Campos.

Por Daniel Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário