segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo Hexacampeão Brasileiro


Em 1980, quando o Flamengo foi Campeão Brasileiro, o país ainda vivia sob os anos de chumbo da ditadura. Um caubói chamado Reagan era o presidente dos Estados Unidos. A Guerra Fria chegava ao fim após os dias que abalaram o mundo. “O Iluminado” enlouquece Jack Nicholson provoca arrepios nos cinemas.

Quando o Flamengo foi Bicampeão, em 1982, o mundo viu incrédulo a Itália de Paolo Rossi vencer por 3 x 2 a Seleção Brasileira comandada por Telê, e no elenco Zico, Sócrates, Falcão, Leandro, Paulo Isidoro, Toninho Cerezo e Júnior. Michael Jackson revolucionava a música com Trhiller. E.T. ganhava os céus numa noite de lua cheia montado em uma bicicleta. E a Guerra das Malvinas fortalecia a Dama de Ferro, Margaret Thatcher.

Em 1983, quando o Flamengo foi Tricampeão, o Kiss incendiou o Maracanã no Rock in Rio. Adolfo Bloch funda a Rede Manchete de Televisão, e Xuxa estreou na emissora no Clube da Criança. Os primeiros governadores eleitos diretamente após o golpe militar de 1964 tomam posse.

Quando o Flamengo foi Tetracampeão, em 1987, o drama de guerra “Platoon” ganha o Oscar de Melhor Filme. Em uma tentativa de conter a inflação, o governo Sarney lança o Plano Bresser. O maior dançarino da história do cinema, Fred Astaire, morre. Zico ainda estava por lá.

Em 1992, quando o Flamengo foi Pentacampeão, a chacina do Carandiru deixa mais de cem mortos. Lady Diana e Príncipe Charles se separam. A Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, alerta o mundo para o perigo da degradação do meio ambiente. Fernando Collor de Mello renuncia à presidência da República Federativa do Brasil.

Hoje, em 2009, o Flamengo é Hexacampeão. Nada mais importa. Apenas a alegria de 35 milhões de torcedores. A consagração veste-se de rubro. E negro.
Por Daniel Gonçalves
Espetacular !!!!

Um comentário:

  1. Vamos contar?
    Site CBF
    http://www.cbf.com.br/php/campeoes.php?ct=1

    Site FIFA
    http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

    Ah! Tem tambem a decisão do TRF
    http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

    Como já disse antes, o Flamengo mereceu esse titulo. Foi lá e venceu os jogos que devia e a boiolada paulista se fudeu!

    Talves o título mais honesto do Flamengo.

    Agora, ser hexa no grito, na insistência, na repetição como macacos de imitação, usando a midia pra convencer, é triste...

    Não merecem isso.
    visualizar o recado inteiro

    ResponderExcluir