quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Autora de "O Diário da Princesa" é fã da literatura brasileira

A consagrada escritora Meg Cabot, autora do best seller “O Diário da Princesa”, se mostrou uma grande admiradora da literatura brasileira durante conversa com jornalista na tarde desta quinta-feira no espaço “Mulher e Ponto”, na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realizada no Rio Centro, em Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense. Cabot revelou que é fã de Clarice Lispector, a quem classificou de “glamourosa”, e recomendou que todos lessem a obra “Laços de Família”.

Segundo Cabot, os livros da brasileira abordam com profundidade problemas do cotidiano. Meg afirmou que gostaria de visitar o Instituto Moreira Salles, onde estão expostas pinturas de Clarice Lispector. Cabot disse que carrega na mala o livro “A Bruxa de Portobello”, de Paulo Coelho, mas que ainda não teve tempo de ler.

Meg estava usando um vestido vermelho com manchas pretas, diversos colares e uma tiara parecida com o usado pela personagem Mia (Anne Hathaway) na adaptação para os cinemas de sua obra mais famosa. “Eu me visto assim mesmo”, garantiu, “A tiara é uma forma de me aproximar dos jovens leitores apaixonados, de me aproximar desse universo do livro”.

Sobre “O Diário da Princesa”, de 2002, Meg revelou que a idéia do livro começou num momento desagradável de sua vida, quando sua mãe começou a namorar um professor da escola onde estudava. A obra que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares nos Estados Unidos e 800 mil no Brasil foi rejeitada por várias editoras.

A autora elogiou a Bienal, já que nos EUA as feiras não possuem tamanha abertura ao público. “Eu acho fantástico e adorável, porque é aberto ao público. O publico pode vir e conversar com seus autores. Isso é ótimo. Quando eu era jovem nunca tive oportunidade de conversar com autores. Teria sido iluminador conhecer um escritor naquela época”.

Meg mora em Nova York com o marido e uma gata de apenas um olho chamada Henrietta. Sua viagem ao Brasil foi uma “obrigação”, já que sempre recebeu muitos e-mails de fãs daqui. A escritora possui 31 livros publicados e outros 5 prontos. Na Bienal ela lançará “Avalon High – A coroação, A profecia de Merlin”, em estilo manga.
Por Daniel Gonçalves

2 comentários:

  1. quem conhece o livro a princesa das tiaras...
    eu sou a autora barbara barroso vivo nos estados unidos,fiz o livro viajar nas nuvens quem está ouvindo é melhor saber que eu fiz com muito carinho para vcs...
    beijos barbara barroso

    ResponderExcluir
  2. é muito legal ter vcs por perto me enprestarem o livro as princesas das tiaras eu me mudei para,o brasil,estado de são paulo,na cidade de barueri,bairro jd.barueri,rua av.são paulo,barueri,numero da minha casa é;95...
    eu sou uma criança que escreveu esse livro mas é muito intereçante escrever livros e eu só fiquei até a 8 eu pulei a4 5 6e a7 e fui para a 8 serie so tirando 10 nas provas!!!!!!!!!!!!!!!!!!beijos barbara barroso

    ResponderExcluir