quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais de 100 mortos no maior temporal da história do Rio


O número de mortos pelas chuvas Rio de Janeiro chegou a 103, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Os óbitos foram registrados nas seguintes regiões: Niterói, com 48 vítimas e 21 feridos; cidade do Rio, onde 35 pessoas morreram e 56 ficaram feridas, e São Gonçalo, com 9 óbitos e 16 feridos. Foram registrados também uma morte em Nilópolis, Paracambi e em Petrópolis.
No maior temporal da história do Rio nos últimos 44 anos, mais de 270 pessoas foram resgatadas com vida. Em entrevista coletiva no fim da tarde, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que há 1.410 pessoas entre desalojados e desabrigados e quatro desaparecidos na capital. Ele voltou a pedir para que os cariocas fiquem em casa e decretou feriado para as escolas municipais nesta quarta. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) decretou luto oficial de três dias pelas vítimas.
O sistema Alerta Rio, da Prefeitura, informou que o município entrou em alerta máximo na tarde desta terça. A alteração é caracterizada pela previsão de fortes chuvas e a possibilidade de alagamentos e deslizamentos na região. O anúncio foi feito às 15h45. As áreas em preto apontam os pontos da cidade em alerta máximo.
Foram registrados arrastões em varios ponto da cidade a Polícia Militar está realizando ações táticas nas ruas com equipes de motociclistas do Batalhão de Choque (BPChq) que estão em pontos-chave, onde a retenção do trânsito possa se tornar risco de assalto para os motoristas
A PM abriu vários quartéis da cidade para abrigar a população que não consegue retornar para casa.
As aeronaves e embarcações do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) estão à disposição da Defesa Civil para apoio em suas ações de resgate, bem como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário